Por Favor aguarde...
QEnergia
Imprimir    

Medir energia e tempo de operação de uma carga

Medir energia e tempo de operação de uma carga

Saber correctamente o tempo de operação de uma carga/instalação é util para uma correcta manutenção, gestão da energia e fundamental, para uma real abordagem na POUPANÇA e REDUÇÃO dos consumos da energia. 


Por exemplo, tendo em consideração a nova norma ISO 50001, de forma a monitorizar a real eficiência energética, é necessário utilizar Indicadores de Performance de Energia (KPI ou EnPI).


Nesse intuito, é importante ter em consideração que não é suficiente medir unicamente os consumos de energia, quando estabelecemos ou damos seguimento um programa de eficiência energética.


A Energia Consumida deve ser monitorizada de acordo com outros parametros fundamentais: o custo em euros, o gasto em euros, os resultados da empresa, a quantidade produzida, o números de serviços produzidos, o tempo de funcionamento de cargas, etc.


È importante que nestes casos, todas as contagens existentes, ou equipamentos utilizados para medir, estejam na mesma referência de tempo. Nestes casos devemos usar um relogío de sincronização horária. 



Por exemplo, vamos analisar um sistema de iluminação de um escritório(foto anexa).


electrex2.png



 Com os Analisadores da Energia da Electrex, da Familia EXA, KILO e FEMPTO, além da medida da energia consumida, é possivel obter também o tempo de funcionamento da carga/instalação que está a ser medida, em tempo real. 


Se utilizar o nosso software/aplicação ENERGY BRAIN, é possivel colocar um alarme sempre que a potência exceda um determinado indicador. Pode também com esse alarme realizar o ON/OFF de um contacto electrico.


Assim, mesmo após um periodo de tempo significativo(hora, dia, semana, mês, época, ano, etc), é possivel perceber não só a energia consumida pela iluminação, mas também o tempo de funcionamento do sistema de iluminação.

 
Se o analisador da enregia está ligado ao concentrador(YOCTO NET, KILO NET, EXA NET), incluindo a função “Upgrade 4You”, é possivel também preparar uma página web com um gráfico da energia consumida e o periodo de tempo.


Como se pode observar na imagem, o gráfico pode ser visto dos equipamentos mencionados,  através de uma página web(smartphone, tabley, PC, etc), permitindo uma verificação remota a qualquer momento.


Se desejar conhecer a melhor solução para o seu projecto, por favor contacte-nos através do +351 214 309 320 ou comercial@qenergia.pt


 

Fechar