09.11.2015 - A QEnergia é agora Infocontrol, S.A.  -  Saiba mais
A carregar...

Melhoramento de redes de terra

Melhoramento de redes de terra



As redes de terra assumem um papel fulcral no funcionamento dos sistemas de proteção de pessoas e bens, razão pela qual o seu valor de resistência deve ser alvo de verificação periódica.




A rede de terras da sua instalação tem um valor de resistência superior aos requisitos estabelecidos pela lei em vigor?

A QEnergia tem a solução para si. A nossa equipa de técnicos especializados, poderá deslocar-se ao local  para analisar o sistema instalado, o tipo de solo existente, bem como efetuar a medição da resistividade do mesmo com recurso ao método de Wenner. O método consiste na colocação de 4 elétrodos numa linha que atravessa a parte do terreno onde se pretende medir a resistividade do solo. Os elétrodos deverão ser colocados em linha, respeitando escrupulosamente a distância  entre eles, que deverá ser constante. Existe uma sequência correta para os elétrodos do Array de Wenner que deverá ser absolutamente respeitada, sob pena de as medições obtidas serem incorretas.

A resistividade do solo será então calculada da seguinte fórmula:


fórmula


Em que 2π representa  uma constante, (e) o espaçamento (m) entre os elétrodos e Rt(Ω) a resistividade  medida. O espaçamento será proporcional à profundidade a que se refere a resistividade medida.

Após a recolha destes elementos, procederemos a um estudo rigoroso dos mesmos. Desta  forma estaremos em  condições de apresentar uma solução com vista ao  melhoramento dos valores de terra da instalação. Esta solução poderá passar pela utilização de:

- condutor de terra adicional em aço cobreado de 70µm em conjunto com elétrodos em piquet  também de aço cobreado 250µm;

- material de melhoramento de terras;

- outros, consoante o caso em estudo.



Temos a solução certa para si. Contacte-nos.